domingo

VOLTANDO PELO SERTÃO

8/1/2017, domingo - DE NATAL A PETROLINA /PE
a) Nosso planejamento era retornar para Brasília pelo Sertão Nordestino, passando por Caicó, Juazeiro do Norte, Cajazeiras, Cabrobó, pelo território do ex-Polígono da Maconha, Petrolina, Juazeiro etc etc. Um trecho de 890 km. O Sertão já não é mais o território árido de Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Ganhou açudes, cisternas, irrigação, plantações apropriadas ao solo, projetos de fruticultura e vinicultura desenvolvidos pela Embrapa, dentre outras coisas. Muitas cidades me pareceram bem desenvolvidas em relação à última década (quando passei por lá, também de moto, em 2006). 
b) Pegamos um calor danado por todo o caminho. Acredito até que com sensações térmicas beirando os 50 graus. 
c) Chegamos em Petrolina anoitecendo e fomos direto para o Bodódromo, refrescar o corpo e a alma com uma boa cerveja gelada. Vale lembrar que Petrolina se transformou numa potência econômica do Estado de Pernambuco, por meio da fruticultura de exportação. A cidade não deve nada às melhores capitais do Nordeste. Possui universidade e aeroporto internacional, por onde escoa a produção de frutas diretamente para o exterior.

Adentrando o Ceará 


Em Cajazeiras/PB, terra dos pais do nossos amigos Gláucio Gaitero e Fábio Braga

Almoço em Cajazeiras/PB

Por-do-Sol em Pernambuco

Bodódromo, em Petrolina/PB 
Bodódromo, em Petrolina/PB



9/1/2017, segunda - DE PETROLINA /PE A LUIS EDUARDO MAGALHÃES /BA
Encaramos 1038 km no dia de hoje, passando por dentro de diversos municípios.  Calor bom pra cozinhar a alma. Perdemos 1 h pra atravessar Barreiras no horário do rush. Acho que erramos o caminho, porque não acredito que essa travessia por dentro da cidade seja necessária. Mas chegamos, enfim, para curtir a nossa última noite na estrada. Não fomos econômicos em escolher a hospedagem. Pagamos a diária mais cara de toda a viagem, R$ 250,00 no hotel Saint Louis. Mas acho que merecíamos um desfecho luxuoso dessa experiência, depois de sofrer muito com o calor, o trânsito e a distância.






DIA 10/1/2017 -  EM BRASÍLIA
Cumprimos os últimos 550 km de estrada, de Luis Eduardo Magalhães até Brasília, em pouco mais de 6 horas. Chegamos e fomos direto para o Espetinho do Lago, que fica na Vila Planalto, de onde partimos há 16 dias. Precisávamos comemorar e tomar a última cerveja antes de começar a dieta de 2017. Assim fizemos. Almoçamos no Espetinho e nos despedimos. Ganhei nessa viagem um parceiro excepcional, que só deu alegria em todos os momentos dessa aventura. Obrigado, Marquinhos, outras viagens nos aguardam! Termino aqui o relato. Abraço a todos que nos acompanharam.




Nenhum comentário:

Postar um comentário